Para cada parte do corpo humano há uma especialidade médica responsável por diagnosticar doenças e conduzir tratamentos de forma adequada. O médico otorrinolaringologista é o profissional que cuida de algumas das principais funções indispensáveis ao ser humano: respiração, audição, fala e equilíbrio.
Mas afinal de contas, você sabe quais as atribuições de um otorrinolaringologista e quando é necessário se consultar com um? Confira a seguir algumas particularidades em relação a essa especialidade médica.
Um otorrinolaringologista é o médico especializado e capacitado para atender clinicamente o paciente que se queixa de problemas que afetam as áreas do ouvido (oto), nariz (rino) e garganta (laringo). Além disso, o profissional cuida de doenças relacionadas ao equilíbrio e qualidade do sono — como apneia do sono e labirintite, por exemplo.
Além do atendimento clínico, um médico otorrinolaringologista pode ser responsável por procedimentos cirúrgicos necessários nessas regiões. São eles: a septoplastia (cirurgia de desvio de septo), amigdalectomia (remoção das amígdalas), frenulectomia (que corrige a língua presa), uvulopalatofaringoplastia (responsável por tratar disfunções do sono, como apneia do sono e ronco) e adenoidectomia (remoção da adenoide hipertrófica ou “carne esponjosa”, como é popularmente conhecida).
O otorrinolaringologista também pode realizar exames importantes para diagnósticos de alterações variadas. Entre os exames mais comuns realizados por este especialista estão:
É também o otorrinolaringologista que solicitará exames complementares para avaliar o sistema auditivo e do equilíbrio, realizados pelo profissional de fonoaudiologia. São eles:
As atribuições médicas do otorrinolaringologista são diversas, já que este profissional se responsabiliza por avaliar a respiração, a deglutição, a audição, a voz e a saúde das cordas vocais. Nesse contexto, o otorrinolaringologista trata de doenças como:
Geralmente, o paciente realiza uma consulta com um otorrinolaringologista após a indicação de um clínico geral. Porém, caso esse indivíduo sinta qualquer desconforto nas áreas ligadas ao nariz, garganta, ouvido e equilíbrio, ele pode dirigir-se diretamente ao otorrinolaringologista para realizar uma consulta. A avaliação do especialista é fundamental para o diagnóstico preciso e tratamento adequado.
A maioria das idas ao otorrinolaringologista são de pacientes que se queixam de dores de garganta associadas a inflamações na região, ou problemas que acometem o ouvido. Entretanto, o otorrinolaringologista pode auxiliar no diagnóstico de outros problemas de saúde, já que muitas vezes o paciente pode confundir, por exemplo, um resfriado com sintomas de rinite alérgica.
Com a rapidez e eficiência do diagnóstico, o paciente poderá recorrer aos tratamentos terapêuticos necessários para cuidar da sua doença. Como foi citado, otorrinolaringologista também trata algumas das principais patologias relacionadas ao sono — como é o caso da apneia obstrutiva do sono que, se não for tratada de maneira adequada, pode comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente.
Outra importante área que o otorrinolaringologista atua é no tratamento de doenças relacionadas ao equilíbrio. Zumbidos, náuseas e tontura podem ser sinais de distúrbio de labirinto, uma delicada estrutura localizada dentro do ouvido responsável pelo equilíbrio e audição.
Portanto, a avaliação de um otorrinolaringologista é de extrema importância para um diagnóstico eficiente e preciso. Caso você tenha alguma das doenças citadas, ou apresente alguns dos sintomas citados, entre em contato e agende uma consulta com um dos profissionais da Clínica Garrafa.