Como o próprio nome já diz, a Cirurgia Geral é uma especialidade cirúrgica. No Brasil, ela é atualmente a terceira especialização com o maior número de médicos titulados, atrás apenas de Clínica Médica e Pediatria.
De natureza complexa, a especialidade em Cirurgia Geral exige que o médico esteja sempre estudando e se mantenha atualizado.
Um pouco diferente das especializações clínicas, a Cirurgia Geral exige que o médico especialista realize atividades de pré, per e pós-operatório, tendo uma intensa carga de trabalho.
O especialista em Cirurgia Geral deve desenvolver, como característica fundamental, o espírito de equipe.
Também é preciso que ele tenha resistência física, controle emocional e segurança nas tomadas de decisão.
Para executar o trabalho da melhor maneira possível, o Médico Cirurgião necessita sólida formação em Clínica Cirúrgica e bons conhecimentos de semiologia e fisiopatologia.
A habilidade manual é uma característica importante, adquirida com a prática, inicialmente na residência, e depois, ao longo da vida.
Mas apenas o conhecimento de técnicas operatórias não é suficiente para ser um bom profissional. É preciso que ele esteja atrelado a um diagnóstico correto e indicação precisa de uma cirurgia.