• E-mail contato@labocliv.com.br
  • Telefone 0800 015 3650
.

Hematologia

A Hematologia estuda os elementos figurados do sangue, sendo eles as hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas.  A Hematologia também estuda a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos) pela medula óssea, baço e linfonodos. Saiba um pouco mais dessa área através de nosso artigo!

O estudo da Hematologia tem como base o estado de normalidade dos elementos sanguíneos e dos órgãos hematopoiéticos, estuda as doenças a eles relacionadas. Ainda que não saiba muito a respeito da Hematologia, em algum momento da vida você recorreu ou irá recorrer a ela.

Explicando de uma maneira melhor, a Hematologia é, tecnicamente, uma mistura de Medicina, Biologia e Farmácia. Trata-se de uma especialidade médica que estuda as propriedades sanguíneas. Assim, ela analisa causas e tratamentos de doenças que afetam o sangue.

Origem do termo Hematologia

O sangue humano é divido em três tipos de células, e cada uma delas desempenha uma função: os glóbulos brancos ou leucócitos, que realizam a defesa do organismo contra agentes invasores, as plaquetas, que fazem a coagulação no caso de feridas, e os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias, que carregam proteína para nutrir o corpo e deixam o sangue com a coloração avermelhada.

A área foi batizada como Hematologia para significar “estudo do sangue”, remetendo a estes três componentes. Cada um deles possui uma quantidade mínima e máxima considerada saudável no organismo. Qualquer falta ou sobra significa que algo está errado.