A cardiologia é a especialidade da medicina que avalia a capacidade, previne e trata as doenças e anormalidades que afetam o coração, as grandes artérias e veias do corpo humano que formam, em seu conjunto, o chamado Sistema Cardiovascular. A prevenção das doenças cardiovasculares através do combate aos fatores de risco como hipertensão, altas taxas de colesterol, estresse, obesidade, diabetes e tabagismo, tem conseguido, na atualidade, uma espetacular reversão nos índices da mortalidade por doenças cardíacas.
No Brasil, cerca de 40% dos adultos estão com o colesterol alterado, ou seja, com o LDL (“mau” colesterol) acima de 120 mg/dl. Esse resultado aparece num estudo feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. A atuação no sentido de prevenir novas doenças ou evitar a piora do quadro de pacientes que já possuem qualquer alteração cardíaca, também tem sido alvo de uma verdadeira revolução, seja através de drogas — cada vez mais eficientes e com menos riscos — ou por meio de estratégias não medicamentosas, como a reabilitação cardiovascular; a revolução nutricional e as mudanças efetivas dos hábitos de vida.
O desenvolvimento de novas ferramentas diagnósticas, através de exames cada vez mais sensíveis, específicos e seguros para os pacientes, são aliados expressivos na luta contra a mortalidade cardiovascular em nossos dias. O ecocardiograma com doppler colorido, holter, mapa, teste ergométrico (teste de esforço) e eletroencefalograma são alguns dos exames que vêm sendo realizados no vasto arsenal cardiológico e terapêutico cardiovascular