A ultrassonografia é um dos exames mais utilizados para identificar alterações no organismo. Por sua vez, os ultrassons ginecológicos são fundamentais para garantir a saúde da mulher.
Os exames que permitem a visualização de órgãos como útero e ovários, e o monitoramento da gestação, são frequentemente indicados para garantir o bom funcionamento do corpo da mulher, além de identificar possíveis problemas, malformações e patologias. A seguir, conheça 3 tipos de ultrassons essenciais para a saúde da mulher.
Os ultrassons ginecológicos são os exames mais utilizados durante os exames de rotina das mulheres. Utilizados como preventivos, contribuem para a identificação precoce de alterações, e possibilitam que o tratamento tenha rápido início.
Estes tipos de exames colaboram para a saúde da mulher por auxiliarem no diagnóstico de doenças ainda em fase inicial, aumentando as chances de cura e de um tratamento simples.
O ultrassom ginecológico é o exame responsável por avaliar útero e ovários, assim como a presença de outras estruturas como massas pélvicas, tumores, cistos e miomas na região. Essa categoria de exame é dividida em 3 tipos: ultrassom transvaginal, ultrassom pélvico e ultrassom para avaliação de endometriose.
Divididos entre ultrassom transvaginal (ou endovaginal), pélvico e para avaliação da endometriose, os ultrassons são realizados em diferentes locais e com diferentes técnicas, contudo, o objetivo é avaliar os órgãos reprodutores, assegurando a saúde da mulher. A seguir, conheça melhor cada um deles.