• E-mail contato@labocliv.com.br
  • Telefone 0800 015 3650
.

Cirurgia Vascular

Uma cirurgia é todo e qualquer tipo de procedimento médico que requer a intervenção, manual ou por instrumentos, do médico no paciente. No caso da cirurgia vascular, esse tipo de procedimento hospitalar é realizado no sistema circulatório e vascular, englobando as veias, artérias e o sistema linfático, nos chamados vasos linfáticos.

A especialidade médica encarregada desse tipo de tratamento é a angiologia, sendo que por muitas vezes é possível encontrá-la sob o nome de angiologia e cirurgia vascular.

O sistema circulatório é o responsável por levar vitaminas, nutrientes e oxigênio por todo o corpo, saindo do coração e chegando aos outros órgãos, como estômago e rins, e aos membros do corpo, como as mãos e os pés. Quando problemas acometem essa parte vital para o funcionamento do organismo, podem ocorrer problemas graves, como a gangrena, que leva à amputação de braços, pernas e dedos.

Por vezes, os tratamentos realizados na cirurgia vascular envolvem a desobstrução de veias e artérias, que tiveram seu fluxo de sangue interrompido ou diminuído por conta de, por exemplo, placas de gordura, em uma condição chamada de aterosclerose.

Trombose venosa profunda, vasculites, trauma vascular, pé diabético, erisipela, linfangite, gangrena e outros problemas no fluxo sanguíneo também podem ter recomendação cirúrgica como forma de tratamento que leva à cura e à retomada da qualidade de vida.

O tratamento de varizes, que podem acometer as pernas de pessoas em certa faixa etária também é feito dentro dessa especialidade médica, em uma modalidade conhecida como cirurgia vascular de pernas.

A cirurgia vascular também é recomendada para o tratamento de aneurismas, sendo que, dependendo da gravidade do caso, o procedimento pode ser feito com acompanhamento de neurocirurgiões, assim como o tratamento do AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Existe ainda uma segunda modalidade desse tratamento, a chamada cirurgia vascular periférica, que é realizada quando há estreitamento ou endurecimento de veias e artérias localizadas nos pés e nas mãos, ou seja, nas extremidades, do indivíduo.

No caso de pacientes oncológicos, que necessitam de cateteres e acessos, por vezes, a cirurgia vascular entra em cena para que o procedimento seja feito de forma precisa e correta, facilitando a realização de tratamentos como a quimioterapia.

A depender da gravidade do paciente, a cirurgia vascular pode ser mais ou menos invasiva.