Com a crescente demanda dos esportes e o aumento do número de atletas (sejam eles iniciantes ou não), também cresce a necessidade de profissionais da saúde. Sendo assim, uma profissão que ganhou um destaque foi a nutrição. Em caso mais específico, o nutricionista esportivo.
Esse profissional está preparado para oferecer um acompanhamento mais completo aos atletas, tendo diferença de um nutricionista clínico, por exemplo.
Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Confira nesse artigo em detalhes o profissional dessa área!
Antes de falar com detalhes sobre o nutricionista esportivo, é necessário entender o que um profissional da nutrição faz em primeiro momento!
Ele possui habilidades e conhecimento acerca da composição nutricional dos alimentos, desenvolve e organiza planos de alimentação (que seriam as dietas), realiza avaliação nutricional de um paciente para averiguar seu estado e muito mais.
Não são em todos os casos que as formações em nutrição se aprofundam ou possuem matérias específicas para a área esportiva, contudo existem as especializações para esse caso. Se você deseja uma dieta apenas para perder ou ganhar peso, um nutricionista geral poder ser um grande suporte.
Para a especialização da área, o nutricionista esportivo irá averiguar o ganho e perda de peso de acordo com as suas atividades físicas, adaptando sua alimentação para não ter nenhuma carência, seja de mineral, fibra ou proteína. Em conjunto, o destaque do profissional é que ele atua junto ao time do atleta, para adaptar ainda mais o que for preciso para a sua alimentação.
O nutricionista esportivo irá, desse modo, fornecer a orientação necessária sobre a alimentação, os exercícios físicos, o uso de vitaminas, minerais e possivelmente suplementos para cada atleta, de acordo com seus treinos e objetivos. E todo esse trabalho é feito de maneira que foque em melhorar a sua performance.